quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Confira as 10 prioridades que foram aprovadas na 2ª Conferência Estadual de Juventude

Segue abaixo:
           
            Sub-eixo: Juventude e educação

  1. CRIAÇÃO DE PÓLOS UNIVERSITÁRIOS NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / AUMENTO SALARIAL A FIM DE GARANTIR CONDIÇÕES DIGNAS AOS PROFISSIONAIS DA REDE.
  2. MEIA-PASSAGEM A NÍVEL MUNICIPAL E INTERMUNICIPAL PARA TODOS OS UNIVERSITÁRIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, APONTANDO A LUTA PARA A CONQUISTA O PASSE LIVRE;
  3. 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO E APOIO, POR PARTE DOS CONSELHOS;
  4. 50% DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO
  5. FIM DO SAERJ;
  6. RESPEITO AO PASSE-LIVRE ESTUDANTIL E FIM DAS RESTRIÇÕES AO PASSE-LIVRE PARA ACESSO À CULTURA E OUTRAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
  7. RESERVA DE 50% DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO;

Sub-eixo: Juventude e trabalho

  1. CONSTRUIR ORGANISMO FISCALIZADOR VINCULADO AS SUPERINTENDÊNCIAS/ DEPARTAMENTO, COORDENADORIAS DE JUVENTUDE MUNICIPAIS JUNTO ÀS EMPRESAS PRIVADAS QUE GARANTA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO 1º EMPREGO, QUE DESTINA UMA RESERVA DE 20% DAS VAGAS DE EMPREGO PARA JOVENS;

Sub-eixo: Juventude e saúde

  1. GARANTIR A NÃO PRIVATIZAÇÃO DO SUS E A ABERTURA DE CONCURSOS PÚBLICOS QUE FORTALEÇAM O CORPO DE SERVIDORES PÚBLICOS DA SAÚDE;

Sub-eixo: Juventude, esporte e lazer

10.    GARANTIA DA MEIA ENTRADA NOS JOGOS DA COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014;

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Posse dos Conselheiros da Juventude de São Gonçalo

Na próxima sexta-feira (11/11), será realizado a Posse dos Conselheiros da Juventude do município, eleitos por unanimidade, num "acordão" no dia da Conferência Municipal de Juventude (10/09), realizado na UERJ - FFP, desse ano. Ao todo serão 10 Conselheiros das Sociedade Civil e seus suplentes, 8 do Poder Executivo e 2 do Poder Legislativo, totalizando assim 20 jovens que serão porta voz de 70% da população da cidade. O local do evento será na Câmara dos Vereadores da cidade, prédio anexo a Prefeitura, à partir das 17h.

O objetivo dos Conselhos Municipais é a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. O aumento destes Conselhos representa um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas, nosso caso da Juventude, especificamente.

Os Conselhos Municipais são mecanismos de interlocução permanente entre Governo e Sociedade Civil, que vêm ampliando e aperfeiçoando sua atuação, auxiliando a administração no planejamento, orientação, fiscalização e julgamento nas questões relativas a cada área. São instrumentos da democracia participativa, pois desloca o poder de formular as Políticas Públicas para os Conselhos Municipais. Um dos papéis dos Conselhos e o de trazer para dentro do Governo, de forma regulada, problemas latentes na sociedade.

Então contamos com todos os jovens nesse dia.

Dia 11/11/2011, à partir das 17h. Posse dos Conselheiros Municipais de Juventude de São Gonçalo

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conferência Estadual de Juventude lota o Circo Voador

Durante 3 dias mais de mil jovens discutiram propostas para a juventude Fluminense.





Mais de 1 mil jovens de 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram da 2ª Conferência Estadual da Juventude, realizada pela  Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Superintendência de Políticas de Juventude (SuPJ), nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Circo Voador. O encontro teve por objetivo discutir políticas públicas para a juventude no estado, bem como as propostas para a Conferência Nacional, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

“A presença desses jovens aqui, em uma sexta-feira à noite, confirma que estamos no caminho certo, demonstra que a juventude do Estado do Rio de Janeiro quer assumir para si a responsabilidade com suas políticas públicas. Mas ainda é inaceitável politicamente que mais da metade dos municípios do estado ainda não tenham uma coordenadoria, um conselho de juventude. Os frutos dessa conferência precisam irradiar para todo o estado para que na próxima conferência tenhamos a participação de todos os 92 municípios, porque é dessas discussões que vamos fazer o país avançar nas políticas para a juventude, que perpassam todas as outras políticas, como a erradicação da pobreza, do trabalho escravo, o acesso à Universidade, ao Ensino Técnico, o direito à diversidade sexual, a afirmação das manifestações culturais da juventude, como o Funk, dentre outras”, disse o secretário Rodrigo Neves na abertura da Conferência.

A secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, também participou da mesa de abertura da conferência e destacou a importância do encontro.



“A 2ª Conferência Nacional de Juventude é um momento de comemoração. A 1ª Conferência, realizada em 2008, reuniu mais de 10 mil jovens de todo o país, em um momento de reafirmar suas maiores pautas. Uma conferência é a expressão máxima de participação da juventude na construção de suas próprias políticas. Com a Conferência de 2008 revertemos a perspectiva da juventude como problema social. Nesta 2ª Conferência, que terá a participação de 1000 municípios queremos reafirmar o papel do jovens no desenvolvimento do Brasil, vivemos o ápice da população juvenil no país. O Rio tem avançado nas políticas para a juventude com a implantação dos Centros de Referência da Juventude (CRJ) e o Renda Melhor Jovem. Com essa Conferência o Rio está dando passos concretos na consolidação da políticas da juventude. Queremos sair da Conferência Nacional construindo o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude", avaliou Severine.

O superintendente de Juventude, Alan Borges, ressaltou que a participação de 42 municípios na Conferência Estadual já é uma vitória.

“Na última Conferência tivemos a participação de apenas quatro municípios, hoje temos aqui 42 municípios representados, sendo que alguns deles ainda não contam com uma coordenadoria de juventude ou conselho, mas que estão demonstrando vontade política de iniciar políticas para a juventude, que é uma prioridade para o Estado do Rio de Janeiro. A meta desta Conferência é elaborarmos o Plano Estadual de Juventude, que garanta o desenvolvimento que queremos para o nosso estado", falou o Alan Borges.

Já o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Rodrigo Abel, trouxe a nova divisão dos royalties para a discussão.


“Para além das políticas públicas, a construção do Estatuto Estadual da Juventude, temos que trazer para esta Conferência o debate sobre a divisão dos royalties. Essa Conferência precisa tirar uma posição clara que deve ser levada a Brasília, porque é dos royalties que o Rio tirar recursos para o investimento em educação, saúde, no futuro do nosso estado", destacou Abel.

Representante de Macaé, na Região Norte Fluminense, a estudante de Direito Camile Fonseca, de 21 anos, avaliou de forma positiva as atividade da Conferência.

"A iniciativa do Governo do Estado de querer discutir políticas públicas para a juventude é muito bacana. Participei de um debate sobre Segurança Pública que foi bastante produtivo, por exemplo. O que esperamos é que as políticas públicas que foram levantadas aqui sejam de fato colocadas em prática”, contou Camile.

Já a representante da comunidade do Jacaré, na Capital Fluminense, Larissa Santos, de 13 anos, gostou das discussões sobre Homofobia. 

“Achei a Conferência muito boa. Gostei bastante da oficina sobre Homofobia, fiz inclusive uma camiseta sobre o assunto. Também participei de uma discussão sobre educação e de várias atividades culturais. Gostei muito", falou Larissa.

Durante a Conferência Estadual foram eleitos 100 delegados que participarão na etapa nacional.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Será disponibilizado duas vans saindo da rua atrás da Praça Zé Garoto com destino a 2ª Conferencia Estadual de Juventude do Rio de Janeiro que será realizada no Circo Voador.

HORÁRIOS:

  • 28/10 - Sexta-feira: Saídas às 16:00h
  • 29/10 - Sábado: Saída às 8:00h
  • 30/10 - Domingo: Saída às 8:00h

O retorno será feito após o termino dos trabalhos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

No dia 24 de outubro, no anexo da prefeitura em Alcântara foi realizada a primeira reunião do conselho de juventude do município. Os membros do conselho foram escolhidos na 1º Conferência de Juventude do Município de São Gonçalo.
Nesta primeira reunião não foi possível debatermos nada, nem conseguirmos chegar a nenhuma resolução dentro dos debates instaurados ao longo da reunião pois não havia quorum suficiente, ou seja, não tinha pessoas suficiente.

A próxima reunião foi marcada para o dia 28 de novembro, ás 17 h no anexo da prefeitura em Alcântara.

O reunião não é fechada, todos tem voz - apenas quem tem voto são os conselheiros, mas todos podem opinar e expor sua ideias.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

10 MINUTOS CONTRA A DENGUE

 


 
10 MINUTOS CONTRA A DENGUE
 
O Parque Ambiental Praia das Pedrinhas, mais conhecido como Piscinão de São Gonçalo, promove neste sábado (29), das 9h às 13h, uma grande mobilização contra a dengue. A ação será coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde juntamente com a Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro.
 O evento “10 minutos contra a Dengue” consistirá em ações culturais, com apresentação teatral e exposição cenográfica de bonecos e maquetes envolvendo a temática Dengue, e atividades socioeducativas com oficinas do projeto Viva Vôlei (com a participação do time de vôlei RJX e atletas da Seleção Brasileira de Vôlei). Além disso, acontecerão atividades ambientais com oficinas de combate ao mosquito, visitação à estação de tratamento de água do Parque e observação das etapas de desenvolvimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
O evento busca a conscientização da população à respeito da necessidade de prevenção e combate à Dengue, por isso a participação de todos é de extrema importância para que juntos possamos unir esforços em prol da saúde e bem estar de todos.
 
PROGRAMAÇÃO
9h às 11h - Oficinas de Vôlei com o Projeto Viva Vôlei
9h às 12h - Conscientização e mobilização para enfatizar a importância da prevenção contra a proliferação dos focos do mosquito como principal forma de erradicar a doença
9h às 13h - Exposição cenográfica de bonecos e maquetes envolvendo o tema Dengue
9h às 13h - Visitação à estação de tratamento de águas do Parque
9h às 13h - Observação das etapas de desenvolvimento do Aedes Aegypti com apoio da FUNASA
9h às 13h- Oficinas de combate e prevenção ao mosquito transmissor da Dengue
10h - Apresentação teatral com a peça “Dona Dengue”
13h - Encerramento do evento com apresentação da peça “TV Verão”
 
 
 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Programação da 2ª Conferência Estadual de Juventude do Rio de Janeiro

Todos os caminhos para o próximo final de semana: II Conferência Estadual de Juventude 


Rodrigo Neves fala sobre a importância da II Conferência de Juventude no Estado do Rio de Janeiro.


Acompanhe a Programação Completa
28 de outubro - Circo Voador
14:00 Abertura do Credenciamento
14:00 Abertura do Mini Mundo Mix
18:00 Cêrimonia de Abertura
21:30 Cortejo de Abertura da 2ª Conferência Estadual da Juventude com a Orquestra Voadora

29 de outubro - Circo Voador/Escola de Música da UFRJ
8:00 Reabertura do Credenciamento
9:00 Leitura e aprovação do Regimento Interno
10:00 Grupos de Discussão na Escola da Música da UFRJ (Juventude e educação; Juventude e  trabalho; Juventude e cultura; Juventude e Comunicação; Juventude e saúde; Juventude, esporte e lazer; Juventude e tempo livre; Juventude negra; Juventude e Gênero ; Juventude e LGBTT) - Escola de Música da UFRJ
12:00 – Encerramento do Credenciamento d@s delegados titulares
12:30  – Almoço
13:00  às 14:00 – Credenciamento d@s suplentes
14:00 – Grupos de Discussão (Juventude, cidade e transporte público; Juventude rural e povos tradicionais; Juventude e meio ambiente; Juventude e segurança; Juventude, respeito à diversidade e direitos humanos; Juventude e direito à participação) - Escola da Música da UFRJ
16:00  – Atividades lúdicas (Cia de Teatro do Protejo de Sapucaia; Cia de Aruanda; Cia de Dança do CRJ do Jacarezinho; Cia de Teatro do CRJ Providência)
18:00 – Ciranda #prontofalei
19:00 - Jantar
22:00 Show: Paralamas do Sucesso

30 de outubro - Circo Voador
9:00 – Plenária Final (Aprovação das emendas/ propostas)
12:00 - Almoço
13:00 Plenária Final (Eleição de Delegados/as)

16:00 Rio Parada Funk (Cinelândia)

Espero Vocês lá.










sábado, 22 de outubro de 2011

Rio Parada Funk // 30 de OUTUBRO de 2011


Rio a Parada é Funk!

Imagine um dia...
Uma Avenida no Centro do Rio...

10 EQUIPES DE SOM ...
50 DJ’s ...
40 MC’s ...

Muita... mas muuita gente dançando!

Céu azul, milhares de pessoas curtindo o ritmo mais carioca de todos na Cidade Maravilhosa, celebrando a liberdade do Movimento Funk em um dia de paz, consciência e cidadania...

...TÁ PREPARADO?

Isso é... RIO PARADA FUNK!
__________________________________________

Se a trilha sonora do Rio de Janeiro fosse escolhida através de enquete popular ou votação democrática nos dias de hoje, certamente a resposta da maioria seria: O FUNK!!

Entendendo um pouco mais sobre o evento...

O projeto consiste na conscientização sobre o movimento FUNK, abrangendo questões sociais, ambientais, de saúde e cidadania. Serão montados 09 palcos pequenos ao longo da Av. Rio Branco em suas transversais, e 01 palco principal na Cinelândia. Nestes, serão contadas a história do movimento FUNK desde os anos 70 até os dias atuais, abrilhantando o projeto, cada referido palco, terá palestras e debates sobre temas importantes no cotidiano dos jovens como “sexo seguro”, “aborto”, “juventude sem drogas” entre muitos outros. 


Em breve maiores informações em:

facebook.com/rioparadafunk
euamobailefunk.com

Assista esse vídeo
Evento no Centro da cidade do RJ - Dia 30 de Outubro de 2011
50 DJ's + 40 MC's + 10 EQUIPES DE SOM (A Coisona, Espião, Furacão 2000, Big Mix, Curtisom Rio, Duda's entre outras)

maiores infos: facebook.com/rioparadafunk

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Centro de Referência da Juventude é inaugurado no Complexo do Alemão

Governos federal e estadual assinaram termo para a ampliação dos CRJ nas favelas com UPP


A cidade do Rio de Janeiro ganhou nesta quarta-feira, dia 19, o nono Centro de Referência da Juventude (CRJ), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). O espaço vai funcionar na Estação Alemão do teleférico do Complexo do Alemão, que já conta com um posto do INSS, uma agência dos Correios e onde, em breve, será lançado uma Casa de Direitos. 

“A inauguração reafirma o momento histórico pelo qual o complexo do Alemão, e toda esta região, está passando. Com o Centro, a juventude passa a ser vista não como problema, não pelo ponto de vista da carência, mas passa a ser reconhecida pela sua potência. A integração entre os setores privado e público melhora, sobretudo, a vida das famílias. É importante apoiar os jovens na reconstrução de suas vidas e ajudá-los na reinserção econômica e social”, contou o secretário Rodrigo Neves.  
 
No evento, o secretário Rodrigo Neves assinou um termo de cooperação técnica com o governo federal, representado pela ministra Tereza Campello, de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para instalação de CRJ em todas as favelas que já contam com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). 

“Hoje é um dia de comemoração e vitória, principalmente dos moradores. A juventude não quer favor, quer oportunidade e aqui, nesse espaço, eles terão a chance de transformarem suas vidas. Eu quero pedir para os jovens aproveitarem bastante o Centro de Referência da Juventude porque esse equipamento é de todos vocês”, destacou a ministra.

No novo equipamento serão oferecidos cursos de montagem e manutenção de redes, assistente administrativo, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, assistente de cabeleireiro e redes sociais e oficina de jiu-jitsu. A moradora Ana Caroline Martins, de 18 anos, já escolheu o curso que vai fazer: redes sociais. Ela quer mostrar as coisas boas que acontecem na comunidade usando ferramentas como o twitter e facebook.
 
“Antes da pacificação tínhamos outro olhar sobre o Complexo do Alemão. As coisas agora estão bem melhores e eu quero aproveitar esta oportunidade para divulgar as notícias que acontecem aqui. Quero deixar as pessoas informadas e mostrar que aqui temos coisas boas”, disse Ana que já pensa em criar um blog.

As aulas do espaço começam em novembro e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2332-7175, pelo email crj@juventuderio.com.br ou na Av. Central, s/nº, estação teleférico Alemão.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Avanços da Juventude Brasileira

Política Nacional de Juventude
O Brasil tem 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos, dos quais 34 milhões têm entre 15 e 24 anos. É nesta faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, de falta de formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e com a criminalidade.
Para enfrentar esses desafios, foi instituída a Política Nacional de Juventude, por meio da Medida Provisória 238 assinada pelo Presidente da República em 1º de fevereiro de 2005, já aprovada pelo Congresso Nacional e transformada em lei. No mesmo ato, o Presidente criou o Conselho Nacional de Juventude, a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Pela primeira vez na história, o País passa a contar com uma política de Estado voltada para os jovens.

A implantação da Política Nacional de Juventude é fruto da reivindicação de variados movimentos juvenis, de organizações da sociedade civil e de iniciativas do Poder Legislativo e do Governo Federal. O relatório da Comissão Especial de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados, as conclusões do Projeto Juventude, coordenado pelo Instituto Cidadania com mais de 40 organizações da sociedade, e a criação de secretarias de Juventude em Estados e Municípios confirmam essa tendência.


Em 2004, o governo federal criou o Grupo Interministerial da Juventude, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República com 19 Ministérios e Secretarias. O GTI produziu um levantamento dos programas federais dirigidos total ou parcialmente para a população jovem, analisou políticas públicas, dados, estudos e diagnósticos sobre a população jovem do Brasil. O GTI identificou os principais desafios para a nova política e concluiu pela necessidade de integrar as ações dos vários ministérios e secretarias nacionais que as desenvolvem.


Da mesma forma que o Poder Legislativo e as organizações da sociedade civil, o GTI recomendou a criação de um Conselho Nacional de Juventude e de uma Secretaria Nacional de Juventude, vinculados à estrutura da Secretaria-Geral Presidência da República.

Secretaria Nacional de Juventude
A Secretaria Nacional de Juventude, além do papel de integrar programas e ações do governo federal, é a referência da população jovem no Governo Federal, como ocorre em vários estados e municípios do Brasil e em vários países que adotam políticas públicas voltadas para a Juventude. A nova Secretaria, que integra a estrutura da Secretaria-Geral, é responsável por iniciativas do governo voltadas para a população jovem, levando em conta as características, especificidades e a diversidade da Juventude.


Conselho Nacional de Juventude
O Conselho Nacional de Juventude tem a participação do governo, especialmente das áreas que desenvolvem ações voltadas para a população jovem, de organizações e personalidades identificadas com a juventude e com políticas públicas voltadas para a população jovem. É composto de 60 membros, sendo 40 da sociedade civil e 20 do governo federal. Foi implantado em agosto de 2005, em solenidade realizada no Palácio do Planalto. O Conselho tem como finalidade formular e propor diretrizes da ação governamental voltada à promoção de políticas públicas para a juventude e fomentar estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil.
 
Programa Nacional de Inclusão de Jovens
 O ProJovem foi lançado pelo Presidente da República em fevereiro passado e está implantado em todas as capitais e no Distrito Federal. Atende moças e rapazes com 18 a 24 anos de idade que terminaram a quarta série, mas não concluíram o Ensino Fundamental e que não têm emprego com carteira profissional assinada. O curso dura um ano e vai proporcionar aos jovens a conclusão do ensino fundamental, o aprendizado de uma profissão e o desenvolvimento de ações comunitárias, além do incentivo mensal de R$100.

2ª Conferência Nacional de Juventude


Juv_Fotos_Folder_peq.jpgA juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas como o Projovem e Prouni, e de políticas universais nas mais diversas áreas. O tema avançou de maneira signifi cativa com a criação dos conselhos e órgãos específi cos de juventude nos municípios e estados brasileiros e com a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.

Agora, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.

Estamos nos preparando para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios. A próxima Conferência será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. Não fique fora desse debate! Informe-se junto ao governo do seu estado e à prefeitura de sua cidade sobre as etapas preparatórias da 2ª Conferência.




quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara aprova proposta que cria o Estatuto da Juventude


Durante votação do Estatuto da Juventude, a deputada  Manuela D'ávila (PCdoB-RS) discute com o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) . Foto: André Coelho
BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira, em votação simbólica, a proposta que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o poder público criar e organizar políticas para a faixa de idade que vai dos 15 aos 29 anos. Relatado pela deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), o projeto prevê meia-passagem para estudantes no transporte intermunicipal e interestadual. O texto garante ainda meia-entrada para eventos artísticos e culturais. O benefício é válido tanto para alunos de instituições privadas como públicas. Hoje não há legislação federal estabelecendo essas vantagens. O projeto, de autoria da comissão especial de políticas públicas para a juventude, vai agora para o Senado.
Caberá a governos estaduais e prefeituras definirem as regras sobre como funcionará a meia-passagem. A única exigência do estatuto é que o benefício concedido aos estudantes não provoque aumento na tarifa. O texto também não define se haverá ou não número limitado de poltronas nos ônibus, como acontece no Estatuto do Idoso.
O novo estatuto também não trata, por exemplo, de meia-passagem para transporte urbano. Apenas estabelece que estudantes do ensino fundamental, médio e também os de nível superior devem ter direito a transporte escolar gratuito previsto no programa financiado pelo Ministério da Educação (MEC).
A relatora teve que fazer alterações na proposta, para atender acordos firmados pela manhã com a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e com a Frente Parlamentar Evangélica. Na terça, a Frente Parlamentar Evangélica pressionou e conseguiu mais tempo para analisar a proposta. Os dispositivos do texto que tratam do direito à igualdade na orientação sexual, à inclusão de temas relacionados à sexualidade nos conteúdos escolares e também a previsão de respeito e reconhecimento à orientação sexual de cada um foram os maiores pontos de discórdia levantados por parlamentares integrantes da frente. Segundo a relatora, o texto atende os interesses de ambas as partes.
- Fizemos uma série de pequenas modificações no texto nesta manhã para atender aos pedidos de vários setores da sociedade, entre os quais a bancada evangélica e as organizações LGBT - disse.
A questão de orientação sexual era citada em vários artigos: 18, 19, 20. O acordo foi manter o texto do artigo 18, que fala que o jovem não será discriminado por etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade, sexo, por orientação sexual; idioma ou religião; por suas opiniões, condição social e aptidões físicas.
Também foi retirada o trecho do artigo 20, que fala que na capacitação dos professores para aplicação das Diretrizes Curriculares, trecho que fala novamente em todas essas discriminações, colocando apenas "no que se refere ao enfrentamento de todas as formas de discriminação".
"Viramos uma página, a página da intolerância"
- Viramos uma página, a página da intolerância - afirmou.
Entre outras alterações feitas no texto, a deputada também substituiu a expressão "proibição" por "restrição" à propaganda de bebidas com qualquer teor alcoólico, para seguir acordo sobre o tema. O PSDB ameaçou não votar, e a relatora mudou na hora, a mão, o texto, afirmando que há a proibição de propaganda de bebidas alcoólicas com qualquer teor alcoólico, "quando essa se apresentar com participação de jovens de menores de 18 anos"
Respondendo pela liderança do PSDB, o deputado Vanderlei Macris (SP) criticou a tentativa de votar a proposta sem conceder tempo para que todos tomem conhecimento das alterações feitas.
Garantida a meia-entrada para eventos esportivos
O projeto que cria o Estatuto da Juventude deve causar discussões internas no governo. Isso porque o texto aprovado pela Câmara garante aos jovens estudantes de 15 a 29 anos direito à meia entrada em evento artístico-cultural, de entretenimento e lazer. A relatora do projeto, deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), disse que estão incluídos os jogos esportivos. O governo tem resistido em permitir meia entrada para jogos da Copa.
- Isso inclui jogos esportivos, porque o Brasil não existe a apenas dois meses da Copa. Estou fazendo lei para o Brasil de todos os dias. O ministro do Esporte (que é do PCdoB) é favorável à meia entrada, ele foi da UNE (União Nacional dos Estudantes). A posição do governo é do governo. Se houve intenção do governo de restringir, ele o fará em lei específica, a Lei da Copa - disse Manuela D´Ávila.
O texto aprovado diz que aos jovens estudantes fica assegurado desconto de, pelo menos, 50% do valor do preço da entrada desses eventos.

Plenário aprova proposta que cria o Estatuto da Juventude

Ontem o plenário aprovou a criação do Estatuto da Juventude em sessão extraordinária na Câmara dos Deputados, foi uma intensa discussão na pauta pois alguns deputados não convencidos queriam adiar a votação. A sessão chegou a ser interrompida, porém com muitos esforços e pressão ela foi retomada para novamente uma intensa discussão. O Projeto de Lei PL 4529 estava para ser votado desde 2004, perpetuando assim 7 anos sem apresentações importantes que pudessem levar o projeto a ser votado na Câmara de Deputados. 
Toda juventude brasileira organizou um "tuitaço" iniciado às 9h, na abertura da sessão que levaram a hastag #EstatutodaJuventude ficar em 5º lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter, foram milhares de recados e mensagens em apoio e palavras de ordem pedindo aprovação da lei. Isso demostra a mobilização e força que a juventude sempre tem, a luta que mantêm até alcançar o objetivo.

Após aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara dos Deputados, agora o texto segue para discussão e aprovação dos Senadores para em seguida ir a Sanção Presidencial.

Aguardamos muito por esse momento, uma vitória tivemos mais a luta ainda não terminou vamos continuar na luta até aprovação da Presidenta Dilma Roussef, aê sim nosso objetivo será concretizado. William Sapucaia

 



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Centro de Referência da Juventude de Niterói pronto em duas semanas

CRJ, que irá oferecer atividades dedicadas à juventude, funcionará no prédio da Fundação Leão XIII, na comunidade da Vila Ipiranga, Fonseca. Inscrições para cursos já começaram


Já começaram as obras do primeiro Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Niterói. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo Secretário Estadual de Assistência Social e Diretos Humanos, Rodrigo Neves, à comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca. O CRJ, que irá oferecer cursos dedicados à juventude, funcionará no prédio da Fundação Leão XIII.

De acordo com Neves, as inscrições para os cursos já estão sendo feitas e em cerca de duas semanas o centro estará pronto.


“Estamos iniciando uma reforma no prédio e dentro de 15 dias iremos inaugurar o CRJ da Vila Ipiranga. As inscrições para os cursos começam hoje. Também concluímos o estudo da obra e vamos investir R$1,5 milhão na reforma de todo o equipamento do prédio da Leão XIII, onde instalaremos uma escola  técnica profissionalizante, e os projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como o Mulheres da Paz e o Protejo”, afirmou o secretário, completando que outros centros já foram implantados em comunidades carentes do Rio, como o Alemão, Providência e  Paciência.


“Essa iniciativa tem dado muito certo, pois oferece grandes oportunidades de um futuro melhor para jovens de 15 a 25 anos”, afirmou.

Para a dona de casa Irene Motta Vieira, de 53 anos, o centro será uma boa opção para afastar os jovens da violência e das drogas.


“Tenho uma filha 21 anos e um sobrinho de 16, e torço todos os dias para que eles não se envolvam em coisas erradas, pois nos dias de hoje a violência está em todo lugar. Acredito que com esse centro eles e outros jovens da região terão uma ocupação extra, além de ficarem ainda mais preparados para o futuro profissional”, acredita.


Inscrições – O Centro de Referência da Juventude da Vila Ipiranga oferecerá cursos de modelo e manequim, informática, inglês e atendimento ao cliente, além de oficinas de esporte e cultura. As inscrições, abertas até o dia 17, poderão ser feitas no próprio Centro Comunitário da Vila Ipiranga, que funciona na Travessa Lourdes Matos, no Fonseca, nas instalações da Fundação Leão XIII.


As atividades são voltadas para jovens de 15 a 25 anos e quem tiver interesse em se inscrever deverá apresentar apenas o CPF. Estarão disponíveis 50 vagas para cada atividade.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2721-7609 ou pelo e-mail crj@juventuderio.com.br

 O Secretário Rodrigo Neves anuncia que em duas semanas, Niterói terá seu primeiro CRJ


 Assinatura do termo que garante as reformas para instalação do CRJ















O FLUMINENSE 


Observação: Na inauguração da UPA 24horas - Geremias de Mattos Fontes, em Santa Luzia. William Sapucaia, Conselheiro Municipal da Juventude, na oportunidade parabenizou ao Sec.Est. Rodrigo Neves pela iniciativa do CRJ em Niterói e também solicitou um CRJ em São Gonçalo, se possível no Jardim Catarina 


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

No dia 30 de setembro, ás 17 horas será a Posse do Conselho Municipal
de Juventude, é para todos os titulares e
suplentes estarem presentes.
Local: Câmara dos Vereadores de São Gonçalo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARABÉNS SÃO GONÇALO - 121 ANOS DE EMANCIPAÇÃO











História
Em 6 de abril de 1579 (a data é polêmica, sendo alvo de debates entre historiadores da cidade), o nobre Gonçalo Gonçalves recebeu, do governador da Capitania do Rio de Janeiro, a sesmaria localizada às margens do Rio Imboaçu, com o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção, São Gonçalo do Amarante. Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. A Praça Estefania de Carvalho (popularmente conhecida como Praça do Zé Garoto) seria o marco-zero da cidade, pois a Vila de São Gonçalo existia onde agora está o bairro homônimo.
Nos seus inícios, no século XVI, a região onde hoje está São Gonçalo era habitada pelos índios tamoios na região de Itaoca. Seu desmembramento, iniciado no final do século XVI, foi efetuado pelos jesuítas que, no começo do século XVII, instalaram uma fazenda na área conhecida como Colubandê, às margens da atual rodovia RJ-104. A sede da fazenda foi preservada e hoje é sede do batalhão de polícia florestal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1646, foi alçada à categoria de paróquia, já que, segundo registros da época, a localidade-sede ocupava uma área de 52 km², com aproximadamente 6 000 habitantes, sendo transformada em freguesia. Visando à facilidade de comunicação, a sede da sesmaria foi, posteriormente, transferida para as margens do Rio Imboaçu, onde foi construída uma segunda capela, monumento atualmente restaurado. O conjunto de marcos históricos remanescentes do século XVII inclui a Fazenda Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiíba e a propriedade do capitão Miguel Frias de Vasconcelos, no Engenho Pequeno. A Capela de São João, em Porto do Gradim e a Fazenda da Luz, em Itaoca, são lembranças do passado colonial em São Gonçalo.
Em 1860, trinta engenhos de cana-de-açúcar já estavam exportando através dos portos de Guaxindiba, Boaçu, Porto Velho e Pontal de São Gonçalo. Dessa época, as fazendas do Engenho Novo e Jacaré (1800), ambas de propriedade do Barão de São Gonçalo, o Cemitério de Pachecos (1842) e a propriedade do Conde de Baurepaire Rohan, na Covanca (1820), são os elementos mais importantes. São Gonçalo contava até o século XX com cerca de doze portos que exportavam produtos do estado do Rio de Janeiro para a corte.
Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo foi emancipado politicamente e desmembrado de Niterói, através do decreto estadual nº 124. Em 1892, o decreto nº 1, de 8 de maio, suprimiu o município de São Gonçalo, reincorporando-o a Niterói pelo breve período de sete meses, sendo restaurado pelo decreto nº 34, de 7 de dezembro do mesmo ano. Em 1922, o decreto 1797 concedeu-lhe novamente foros de cidade, revogada em 1923, fazendo a cidade baixar à categoria de vila. Finalmente, em 1929, a Lei nº 2335, de 27 de dezembro, concedeu a categoria de cidade a todos as sedes do município.
Em 1943, ocorre nova divisão territorial no estado do Rio de Janeiro e, dessa vez, São Gonçalo perdeu o Distrito de Itaipu para o município de Niterói, restando-lhe apenas cinco distritos, quais sejam: São Gonçalo (sede), Ipiíba(fr,sv), Monjolo, Neves e Sete Pontes, que permanecem até os dias atuais.
Nesse mesmo período, nas décadas de 1940 e 1950, iniciou-se a instalação, em grande escala, de grandes fábricas e indústrias em São Gonçalo. Seu parque industrial era o mais importante do estado do Rio de Janeiro, o que lhe valeu o apelido de Manchester Fluminense.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE - Rio de Janeiro


Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!

A Juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude e aqui no Estado do Rio de Janeiro, a criação da Superintendência de Políticas para a Juventude, o Conselho Estadual de Juventude e a execução do Centro de Referência da Juventude que são voltados para jovens de 15 a 29 anos, integram ações de diversas Secretarias de Estado. Atualmente, existem 7 unidades no Estado.
Neste sentido, um marco importante foi a realização da I Conferência Nacional de Juventude, em 2008 com o lema: Levante sua bandeira, que mobilizou 400mil pessoas em todo o país. O Rio de Janeiro contribuiu significativamente, quando também em 2008 realizou a sua Etapa Estadual da I Conferência Nacional de Juventude. Enviamos para Brasília, 103 delegados e delegadas que debateram as principais bandeiras da juventude no Brasil.
Com a convocação da II Conferência Nacional de Juventude que se realizará de 9 a 12 de dezembro de 2011 em Brasília, sob o Lema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos” será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Sendo assim, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional.

A Etapa Estadual da II Conferência Nacional de Juventude acontecerá de 28 a 30 de outubro de 2011 na Capital, e também têm como estratégia discutir o Plano Estadual de Juventude que está em fase de construção do Grupo de Trabalho para a elaboração do relatório da Política Estadual de Juventude.
A Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos e das jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, suas redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude.
A Superintendência de Políticas para a Juventude está disponibilizando matérias de apoio para a realização das Etapas Municipais:

Não fique fora desse debate. Informe-se:
b) Contato: 21. 2332 7175

sábado, 17 de setembro de 2011

By Reynaldo Félix

Desde já agradecimentos especiais ao fotógrafo Reynaldo Félix que registrou na história da cidade a 1ª Conferência Municipal de Juventude.

Aqui o momento mais tenso, a votação dos delegados para etapa estadual
Galera atenta na plenária e na apresentação das chapas.
Tivemos um público aquém do esperado. Waltinho saiu bem na foto.
Os grupos de trabalho reunidos formando a base do Conselho
Fim de Conferência e com a convicção que o dever foi cumprido

Ainda teremos mais fotos. Em breve.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1ª Conferência Municipal de Juventude = SUCESSO!!!

A Conferência da Juventude realizada no último dia 10 de setembro, na UERJ São Gonçalo, foi um sucesso total. Tivemos um público de 200 jovens entre observadores e delegados que contribuiram para o avanço das Políticas Públicas de Juventude na cidade. Nosso credenciamento totalizou aproximadamente 140 delegados que participaram ativamente dos grupos de discussão e formação de ideias e projetos que hoje, fazem parte da grade de trabalho do Conselho Municipal de Juventude de São Gonçalo.

Tivemos ainda a votação do Conselho Municipal com a sociedade civil organizada, onde prevaleceu o processo mais democrático e transparente na eleição, pois as entidades organizadas perceberam que para construir uma entidade municipal que atenda de fato o coletivo juvenil (que será todo nosso esforço), nada melhor do que a "união" das entidades que já trabalham com os jovens, uma equipe que conhece a fundo o que aflige a juventude, nessa faixa etária.

Após a eleição do Conselho, iniciamos a tiragem de delegados para a 2ª Conferência Estadual da Juventude, onde prevaleceu de muita articulação e papo. Onde também alcançamos uma grande democracia, pois o processo ficou proporcional a cada força presente.

Fico feliz em participar de um evento desse porte em São Gonçalo, porque vemos que nosso município pensa nos jovens, que hoje são a maior população da cidade. Acredito que a juventude gonçalense terá mais oportunidades para sua educação escolar, educação profissional e sua cidadania. Parabéns a Secretaria Municipal de Trabalho que conduziu o processo e legitimou a Conferência, o Conselho e ainda vai abrir mais portas para nossa juventude.

Abaixo temos algumas fotos da Conferência:

Juventude organizada no auditório
Willian - Jane e Joane iniciando a 1ª Conferência Municipal de Juventude
Auditório da Uerj lotado, com a juventude gonçalense
Comissão Organizadora que trabalhou "arduamente" até a Conferência

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Grande Dia

Juventude Gonçalense, amanhã daremos início ao processo de escolha dos nossos Conselheiros Juvenis que nos representaram na esfera municipal, apresentando Políticas Públicas direcionadas ao nosso público. Esperamos de fato fortalecer esse segmento em nosso município devido ao reconhecimento em São Gonçalo, que ultrapassa a marca de um milhão de habitantes, no qual entre 15 e 35 anos corresponde 78% da população, com isso podemos lutar e pleitear mais recursos a serem aplicados nos projetos e programas que incluam a juventude no cenário educacional e profissional da cidade.
Esperamos uma Conferência tranquila, pacifica que traga apenas um embate de ideias e projetos que beneficie o coletivo juvenil, é pra isso que estaremos lá. Sabemos o passo importante que estamos tomando e o que irá por vir após a legitimação do Conselho Municipal de Juventude. Nossa importância vai aumentar significativamente e nossa voz vai ecoar de uma maneira diferente.
Apostamos tudo e nada, para que façamos parte dessa história e mais uma vez sejamos protagonista dela.

Boa Conferência à todos, a cada entidade, a cada participante que estiver lá amanhã.

Não vamos esquecer de levar documento de identificação com foto (original e cópia) e um comprovante de residência (original e cópia)
Horário de credenciamento de 8h às 12h.
Entidades: Necessário levar cópia do Estatuto e um Ofício de sua entidade pleiteando vaga no Conselho Municipal.

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Che Guevara